terça-feira, 18 de outubro de 2022

Biometria

Biometria


O que é a biometria?

A biometria é a ciência e a tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Em tecnologia da informação, a biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano. 

A autenticação pela verificação biométrica é cada vez mais comum em sistemas de segurança empresarial e pública, eletrónica de consumo e ponto de venda (POS), os dispositivos biométricos, consistem em :
-Aparelho de leitura ou de scanning.
-Software que converte a informação digitalizada para forma digital e compara pontos comuns.
-Uma base de dados que armazena a data biométrica para comparação.
 
Para evitar o roubo de identidade, os dados biométricos são normalmente criptografados quando são recolhidos.


Tipos de Biometria

Algumas características do corpo humano que podem ser analisadas são :

- Impressão digital.
- Geometria da mão.
- Reconhecimento de assinatura.
- Reconhecimento de íris.
- Reconhecimento de retina.
- Reconhecimento de voz.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens deste tipo de identificação e autenticação das pessoas são óbvias. Por exemplo, os elementos identificadores externos podem ser perdidos ou esquecidos (palavras de passe, códigos, nomes de utilizador). De igual modo, podem ser utilizados facilmente por outras pessoas. Contrariamente, as características biológicas utilizadas pela biometria são pessoais e intransmissíveis , além de exigirem a presença física da pessoa. De qualquer forma, também existem modos de contornar os sistemas biométricos.

Com base no que foi dito atrás, a segurança tende a ser maior com as soluções de biometria. Por exemplo, deixam de se escrever códigos em folhas de papel que se guardam na carteira ou noutro local para evitar o esquecimento e não se perdem ou se deixam em casa os cartões de identificação. As características biométricas de uma pessoa andam sempre com ela (fazem parte integrante dela).








Webgrafia :
https://www.ncontrol.com.pt/o-que-e-a-biometria.html
https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/bio-voz/Tipos.html
http://www.sinfic.pt/SinficWeb/displayconteudo.do2?numero=24095

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

QR Code

 QR Code




O QR Code é uma espécies de um código de barras, que forma a figura de um quadrado e, quando é digitalizado, transmite grande variedade de informações. Com o QR Code é possível disponibilizar diversas informações, como um número de telefone, texto, contacto, mensagem ou endereço da web, com um simples apontar da câmara do telemóvel.

Este é um exemplo de um QR Code, este redireciona-nos para a página de instagram de uma lista candidata à associação de estudantes da nossa escola.



Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Código_QR
https://blog.mastermaq.com.br/qr-code/
https://br.qr-code-generator.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Fake News e Deepfakes

Fake News e Deepfake





Fake News:


Notícias falsas e/ou falsificadas ou globalmente designadas por Fake News, que podem indicar a vontade deliberada de distribuir informação falsa ou rumores, independentemente dos meios de comunicação e motivações associadas à sua criação. Embora as notícias falsas não constituam em si mesmas uma limitação da liberdade de imprensa, podem utilizar informação veiculada pela comunicação social, afetando a credibilidade da mesma.




Como Identificar ?



  • Não leia apenas o título, mas sim a notícia inteira.
  • Confirme a fonte e autoria. Deverá conter o autor e data. Caso contrário desconfie!
  • Pesquise a mesma notícia na internet. Compare com outras fontes. Sendo verdadeira, haverá certamente outras fontes fidedignas que estejam também a noticiar a mesma informação. Caso seja uma notícia falsa, é provável que encontre informação sobre a sua falta de veracidade.
  • Para tirar a prova dos nove, faça também uma pesquisa dos factos citados na notícia.
  • Partilhar notícias antigas pode também ser considerado desinformação! Cuidado, tenha em atenção as datas da informação em questão.
  • Questione qualquer informação ou notícia, mesmo que tenha recebido da parte de alguém conhecido. Pergunte-lhe qual a fonte da mesma.





Deepfake:


É certo e sabido que a manipulação de factos é um grande problema potenciado pelo uso da internet. O deepfake é uma das formas mais eficazes de enganar, ao colocar, em vídeo, pessoas a exprimirem palavras que nunca disseram, ou mesmo substituir caras, criando, assim, situações falsas. Através de técnicas de inteligência artificial, consegue ser tão bem feito, que, a olho nu, é muitas vezes impossível reparar que se trata de uma mentira.




Como Identificar?


  • Movimentos bruscos.
  • Iluminação da cena que muda de um quadro para o outro.
  • Mudança no tom da pele.
  • Piscada estranha de olhos ou nenhum piscar.
  • Lábios mal sincronizados com a fala.





webgrafia:
https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-e-o-deepfake/
https://www.internetsegura.pt/FakeNews
https://abcnews.go.com/US/ways-spot-disinformation-social-media-feeds/story?id=67784438
https://tecnoblog.net/responde/como-identificar-deepfake-para-fugir-de-informacoes-falsas/
https://www.publico.pt/2020/09/02/tecnologia/noticia/microsoft-lanca-novas-ferramentas-evitar-criacao-deepfakes-durante-eleicoes-estados-unidos-1930163

Balanço de final de ano

 Este ano a aplicações aprendi muitas coisas novas, todas as aulas de aplicações foram um bocado diferentes uma das outras o que trouxe gost...